Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Coleção traz clássico do economista Adam Smith

    Publicado por Folha Online
    há 14 anos

    DE SÃO PAULO

    Domingo é dia de economia na Coleção Folha Livros que Mudaram o Mundo. Chega às bancas, no dia 3/10, "Riqueza das Nações" (edição condensada), de Adam Smith, com tradução de Norberto de Paula Lima.

    "O trabalho anual de toda nação é o fundo que originalmente lhe fornece todas as necessidades e utilidades da vida que consome, consistindo sempre ou no produto imediato desse trabalho, ou naquilo que é comprado com esse produto de outras nações", escreve Smith, na introdução da obra.

    Professor de lógica da Universidade de Glasgow, o escocês Adam Smith (1723-1790) publicou "Riqueza das Nações" em 1776.

    Pode-se afirmar que não houve teórico da economia, desde então, que não tivesse raízes em suas ideias.

    Smith estabeleceu as primeiras definições da então incipiente sociedade capitalista: a divisão do trabalho, as classes sociais, a relação entre o valor e o trabalho para uma mercadoria, considerações sobre tributação.

    LIBERALISMO

    "A economia política, considerada ramo da ciência do estadista ou legislador, propõe dois objetivos distintos: primeiro, proporcionar uma renda abundante ou subsistência para o povo, ou, mais propriamente, permitir-lhe proporcionar tal renda ou subsistência para si mesmo; e, segundo, suprir o estado ou a comunidade, com uma renda suficiente para os serviços públicos. Propõe-se a enriquecer o povo e o soberano", sintetiza.

    Teórico do liberalismo econômico, era crítico da interferência do governo na economia. Defendia a liberdade de mercado, a "mão invisível" que faria com que comércio, indústria e consumo se autorregulassem.

    CONHEÇA OS LIVROS

    3 de outubro

    Adam Smith - "Riqueza das Nações" (Edição condensada)

    O clássico editado em 1776 é um dos fundamentos da economia moderna. Adam Smith (1723-1790) aprofundou aqui ideias até então novas, como a divisão do trabalho e a organização social do capita...

    Ver notícia na íntegra em Folha Online

    • Publicações59868
    • Seguidores38
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações38
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/colecao-traz-classico-do-economista-adam-smith/2398046

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)