Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Associação católica vai ao Ministério Público contra Porta dos Fundos

Publicado por Folha Online
há 10 anos

JOHANNA NUBLAT

DE BRASÍLIA

A Associação Nacional Pró-Vida e Pró-Família afirma que vai entregar, na tarde desta segunda-feira (13), uma representação criminal contra o grupo Porta dos Fundos ao Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro.

Para a entidade católica, o vídeo especial de Natal do grupo, postado no YouTube em 23 de dezembro de 2013, ofende "garantias e princípios constitucionais, mormente o princípio de tolerância e respeito à diversidade".

Grupo de humor Porta dos Fundos enfrenta ira de religiosos por especial de Natal

Gregório Duvivier: Péssimo mau gosto

O vídeo um compilado de pequenas histórias sobre Adão e Eva, o nascimento e a crucificação de Jesus Cristo ganhou a ira de religiosos, tanto católicos como evangélicos.

O arcebispo metropolitano de São Paulo, cardeal Dom Odilo Scherer, publicou crítica ao...

Ver notícia na íntegra em Folha Online

  • Publicações59868
  • Seguidores38
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações385
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/associacao-catolica-vai-ao-ministerio-publico-contra-porta-dos-fundos/112327633

10 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Estão dentro de suas razões. O humor deve ser proporcionado com respeito. Se fosse bagunçado assim, não haveriam normas. continuar lendo

Se inspirando, ou se espelhando, em famosos desenhos norte-americanos, a equipe "humorística" do programa online deve acreditar e seguir a máxima de que "menos amarelo, mais ácido" conquista a massa e vende informação em larga escala.

Quem acompanha as postagens virtuais da página de humor vai se lembrar que este não é o primeiro vídeo com crítica explícita ao catolicismo, que por extensão, acaba agredindo, ou incomodando, outros religiosos.

É interessante perceber as reiteradas e repetitivas defesas de diversos grupos de profissionais semelhantes que se escudam no princípio da liberdade de expressão para vender, como quiserem, e usando da "matéria prima" mais acessível, a informação que afirmam serem legalmente livres de fornecer.

Mas, resta saber até onde a referida liberdade tem respaldo legal e não fere outro princípio basilar da Constituição Federal, tão vulgarizada nos dias de hoje.

Saindo da seara jurídica, é cômico vislumbrar os "pseudocults" sendo atraídos como mariposas pelas piadas, em tese, intelectualmente desenvolvidas e bem elaboradas dos humoristas. É como se a diversão estivesse em rir do politicamente incorreto e se sentir mais inteligente por isso.
Tão inteligente como brincar de "menos amarelo, mais ácido" é repetir a justificativa da equipe do South Park (animação norte-americana), que também se utilizou da miscigenação cultural havida na equipe de profissionais para refutar qualquer alegação de ódio ou repúdio religioso. No fim, faltou criatividade para a piada, porque é do tipo de fácil formulação e garantia atual de propagação em massa; como faltou criatividade para a defesa "constitucional"; da mesma forma que faltou criatividade para responder às manifestações de desagrado por parte dos religiosos. continuar lendo

Caro Edson, seu comentário é excelente e devo acrescentar que a discussão, proposta pelos religiosos, acaba aguçando a curiosidade de pessoas alheias às ideias dos dois grupos. continuar lendo

O direito de expressão, bem como o da liberdade religiosa devem igualmente serem respeitados.
Em que pese o fato do talento de Fábio Porchat e equipe já demonstrado em outras participações, acredito que no presente caso a performance humorística foi desrespeitosa.
É fato, que ao levantar-se uma questão polêmica como a presente, incita a curiosidade e o material acaba tendo mais acesso.
Eu, particularmente ainda não tinha visto o vídeo. Ao ter conhecimento do fato, resolvi assistir para conferir, mas não consegui ir além dos minutos iniciais. Simplesmente fechei.
O pouco que vi e ouvi foi o bastante, para dispensar, desta vez, a alegria de assistir ao Porchat, com o seu talento inquestionável.
Suas apresentações, a exemplo da realizada em "A Grande Família" superam em muito o citado vídeo, e certamente, atinge em escala muito maior o objetivo do humorista e sua equipe, que certamente é fazer humor.
Finalizando, ouso afirmar que Fábio Porchat e equipe não precisam utilizar esse tipo de artifício.No caso do Porchat, em especial, o Brasil inteiro já reconheceu o seu talento, que para quem acredita, foi um dom dado por Deus. Que tal utilizá-lo para fazer rir, mas com respeito e admiração.

Obs: Meus queridos Fábio Porchat e equipe, que Deus abençoe vocês, bem como o trabalho e família de todos, errar é humano, porém reconhecer o erro é nobre e para poucos. continuar lendo

Isso que da o Humor Negro. continuar lendo