Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Nascido na Alemanha, Bento 16 dedicou a vida aos estudos teológicos

    Publicado por Folha Online
    há 11 anos

    DE SÃO PAULO

    O papa Bento 16, que anunciou sua renúncia no próximo dia 28 de fevereiro, aos 85 anos, foi escolhido como chefe da Igreja Católica Apostólica Romana no dia 19 de abril de 2005, aos 78 anos, no lugar de João Paulo 2º, morto em 2 de abril daquele ano.

    Joseph Ratzinger nasceu na Alemanha no dia 16 de abril de 1927 e é o pontífice número 265 da Igreja Católica.

    Bento 16

    Antes do pontificado, o cardeal alemão Joseph Ratzinger foi durante 23 anos o guardião da Congregação para a Doutrina da Fé do Vaticano (voz da ortodoxia católica), que substituiu o Santo Ofício da Inquisição, e conta com o apoio das alas mais conservadoras da igreja.

    Conservador, o decano dos cardeais foi considerado o "braço direito" de João Paulo 2º nas questões doutrinárias e manteve a rigidez moral do pontificado anterior.

    Ratzinger reprimiu com força os teólogos que saíram de sua doutrina rígida e alienou outras denominações cristãs dizendo que não são igrejas verdadeiras.

    Durante os últimos anos de João Paulo 2º, Ratzinger cuidou de muitas das funções do sumo pontífice como líder da Igreja Católica. Ele e João Paulo 2º foram chamados de "colegas intelectuais" --Ratzinger tem pontos de vista conservadores sobre temas como o controle da natalidade, casamento gay e feminismo.

    O cardeal alemão começou a ganhar atenção ao chegar a Roma, em 1962, como teólogo conselheiro do cardeal Joseph Frings (de Colônia, Alemanha) no Segundo Concílio do Vaticano. Aos 35 anos ele se converteu em uma impor...

    Ver notícia na íntegra em Folha Online

    • Publicações59868
    • Seguidores38
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações20
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nascido-na-alemanha-bento-16-dedicou-a-vida-aos-estudos-teologicos/100338445

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)