Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Veja as principais imagens de 2008 na retrospectiva do videocast

    Publicado por Folha Online
    há 15 anos

    Veja as imagens que foram notícia em 2008.

    Retrospectiva 2008

    JANEIRO

    Dia 14 de janeiro

    A tempestade que atingiu o Estado de São Paulo a partir do dia 12 de janeiro causou estragos em pelo menos dez cidades do litoral sul e dos vales do Ribeira e do Paraíba. Peruíbe decretou estado de calamidade pública devido à chuva.

    Uma cerimônia realizada no complexo do Anhembi marcou a abertura dos eventos relacionados ao centenário da imigração japonesa, comemorado neste ano. São Paulo é a cidade que concentra maior número de japoneses fora do Japão.

    Dia 15 de janeiro

    A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) amargou fortes perdas no pregão, às voltas com o temor de uma recessão nos EUA, conforme alertou o ex-presidente do Federal Reserve (banco central americano), Alan Greenspan. A inflação acima do esperado e o desempenho frustrante do varejo local contribuíram para a derrocada dos mercados na jornada deste dia.

    Dia 16 de janeiro

    O paciente Antônio Rates dos Santos, 44, que estava internado desde o dia 8 com suspeitas de febre amarela no Hospital Anchieta, em Taguatinga (20 km de Brasília), morreu na noite de terça-feira (15). Com isso, subiu para cinco o número de mortes por febre amarela confirmadas no país. A febre amarela despertou a atenção das autoridades da saúde depois das mortes de macacos em Goiás e no Distrito Federal, próximos de áreas urbanas.

    *

    FEVEREIRO

    Dia 11 de fevereiro

    O Governo do Timor Leste declarou estado de exceção durante 48 horas após os ataques ocorridos na capital Dili contra o presidente José Ramos-Horta e o primeiro-ministro Xanana Gusmão. O premiê escapou ileso dos ataques. Já o presidente foi atingido no estômago e seu estado de saúde ficou grave.

    Dia 19 de fevereiro

    Afastado do cargo desde julho de 2006, Fidel Castro, 81, renunciou à Presidência de Cuba e do comando do Partido Comunista após 49 anos. A renúncia do presidente, que assumiu o poder no país em 1º de janeiro de 1959, pôs fim a um dos mais longos mandatos do mundo.

    *

    MARÇO

    Dia 31 de março

    Foi enterrado o corpo de Isabella de Oliveira Nardoni, de 5 anos, que caiu do sexto andar de um prédio, na zona norte de São Paulo, no final da noite do dia 29. Na época, a hipótese de homicídio era a mais provável para a Polícia Civil.

    *

    ABRIL

    Dia 2 de abril

    Ana Carolina Cunha de Oliveira, 23, mãe de Isabella Oliveira Nardoni, 5, prestou depoimento no 9º DP (Carandiru), na zona norte de São Paulo. Ela chegou por volta das 10h30, acompanhada dos pais. Os três entraram sem falar com a imprensa.

    Dia 4 de abril

    Uma cópia de arquivo extraído diretamente da rede de computadores da Casa Civil mostrou que o dossiê com gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, da sua mulher, Ruth, e de ministros tucanos saiu pronto do Palácio do Planalto. O documento afastou a possibilidade de adulteração nos dados arquivados pela Casa Civil,que o governo chama de base de dados. Quem falou sobre o caso foi a jornalista Marta Salomon, direto da sucursal da Folha em Brasília.

    Dia 17 de abril

    Roberto Cabrini recebeu o relaxamento da prisão em flagrante. O jornalista foi preso no dia 15 ao ser flagrado com papelotes de cocaína em seu veículo e foi indiciado por tráfico de entorpecentes. Segundo o advogado Alberto Zacharias Toron, tudo não passou de uma armação.

    Dia 18 de abril

    Alexandre Nardoni, pai da menina Isabella Nardoni, foi indiciado pelo homicídio da filha. O anúncio foi feito depois que o casal prestou depoimento no 9º DP (Carandiru), na zona norte de São Paulo. Com o indiciamento, ele se tornou oficialmente suspeito de ter matado a menina, no dia 29 de março.

    Dia 23 de abril

    O tremor de terra sentido no dia 22, por volta das 21h, atingiu regiões de, ao menos, quatro Estados do país. Um terremoto que atingiu 5,2 graus na escala Richter foi registrado a cerca de 215 km de São Vicente, no litoral sul de São Paulo. Moradores da capital, da Grande São Paulo e de outros Estados como Santa Catarina, Rio e Paraná também sentiram os tremores.

    *

    MAIO

    Dia 8 de maio

    O casal Alexandre Nardoni, 29, e Anna Carolina Jatobá, 24, pai e madrasta de Isabella, 5, deixou por volta das 22h30 o prédio onde estava hospedado em Guarulhos (Grande São Paulo). Eles estavam no apartamento do pai de Anna Carolina desde o dia 19 de abril. Ambos foram algemados antes de entrar em carros separados. O casal teve prisão decretada na noite de hoje, cerca de quatro horas antes da prisão.

    Dia 10 de maio

    Um desfile de carros antigos foi um dos destaques da inauguração da ponte estaiada Octavio Frias de Oliveira, localizada na zona sul de São Paulo. A obra ligou a avenida Jornalista Roberto Marinho à marginal Pinheiros. O projeto foi concebido para desafogar o tráfego na marginal, fazer a ligação com a rodovia dos Imigrantes e se tornar um cartão-postal da cidade ao custo final de R$ 260 milhões.

    Dia 13 de maio

    Após divergências com outros ministérios, Marina Silva, ministra do Meio Ambiente, entregou o pedido de demissão ao presidente Luís Inácio Lula da Silva. Os motivos do desligamento seriam os recentes conflitos com as pastas da Casa Civil e da Agricultura por causa de questões que opõem proteção ambiental e interesses econômicos.

    Dia 15 de maio ...

    Ver notícia na íntegra em Folha Online

    • Publicações59868
    • Seguidores38
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações21
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/veja-as-principais-imagens-de-2008-na-retrospectiva-do-videocast/469744

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)