Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

EUA dizem que espionagem é 'desculpa' para derrubar internet multissetorial; Rússia rebate

Publicado por Folha Online
há 10 anos

O chefe da delegação americana na NETMundial, Michael Daniel, coordenador de Segurança Cibernética da Casa Branca, saudou a adoção do principio multissetorial (multistakeholder) pelo evento organizado pelo Brasil.

Mas questionou "alguns que gostariam de usar as recentes revelações sobre nossos programas de vigilância de sinais como desculpa para derrubar a abordagem multissetorial, em favor de um sistema estatal, dominado por governos".

Imediatamente antes de Daniel, com posição contrária, haviam falado no evento os representantes da Arábia Saudita e da Rússia, em defesa da determinação de um papel para o Estado no documento final da NetMundial.

O ministro russo de Comunicações, Nikolai Nikiforov, questionou diretamente a Icann, órgão de governança da internet hoje ainda vinculado ao governo americano e que, tornado independente, serviria de base para um sistema multissetorial.

Daniel, em posição também sustentada pelo ministro sueco do exterior, Carl Bildt, defendeu que a governança continue multissetorial para seguir estimulando a "inovação" na internet.

O representante americano observou, por outro lado: "Não se deve duvidar de que tomamos seriamente as preocupações levantadas como resultado das revelações não-autorizadas [de Edward Snowden]. E continuamos a adotar reformas significativas em conexão com nos...

Ver notícia na íntegra em Folha Online

  • Publicações59868
  • Seguidores38
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações51
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/eua-dizem-que-espionagem-e-desculpa-para-derrubar-internet-multissetorial-russia-rebate/117197290

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)